11 de fev de 2011

Orientações para aplicação do bronzeamento a jato

INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE BRONZEAMENTO A JATO


O Bronzeamento a Jato é um sistema de bronzeamento natural por pulverização que cobre todo o corpo e rosto com um produto autobronzeador de forma prática e segura adquirindo dessa forma um bronzeado natural e duradouro.

O ingrediente ativo no sistema de bronzeamento a jato é o DHA (dihidroxiacetona). Trata-se de um agente de autobronzeamento derivado da cana de açúcar que atua com os aminoácidos nas camadas superficiais da pele produzindo uma reação bioquímica com o grupo amino da queratina. Contudo, tal reação não chega a penetrar nas camadas mais profundas, devido ao grande tamanho da molécula.

O bronzeado é produzido a partir da 3º hora de aplicação, atingindo sua plenitude após 8 horas da mesma. E através de seu uso pode ser obtido o bronzeado desejado o ano todo sem danos à pele, evitando os riscos da exposição solar e o uso de câmaras de bronzeamento, já que tais condutas, como comprovado cientificamente, estimulam a produção de melanina e podem causar sérios riscos à saúde como: manchas, envelhecimento precoce, ressecamento da pele, câncer, entre outros.

É de se ressaltar que o DHA é autorizado pelo FDA (Food and Drugs Administration). Trata-se do órgão que controla todos os produtos cosméticos e alimentícios nos Estados Unidos desde 1973 e pelo órgão brasileiro ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Importante também observar que é um produto recomendado sem restrições pelos dermatologistas.
Duração do bronzeado
A duração do bronzeado vai depender do tipo de pele de cada pessoa e também dos cuidados com sua manutenção. Em geral, sua permanência pode se dar entre três a sete dias. O bronzeado pode desaparecer paulatinamente com o processo de renovação natural da pele. Contudo, via de regra, quanto mais o usuário hidratar sua pele, mais tempo durará o bronzeado.
Procedimento:
Recomenda-se duas sessões na primeira semana para obter um tom base, e após essas sessões iniciais, uma nova sessão a cada cinco dias para manutenção do bronzeado.
Vantagens e especificações do produto

Existem duas versões do produto Sol Pleno: Ultra e Peles Claras.
A versão ultra contêm três componentes principais:

• Bronzer: é o que dá o efeito imediato do bronzeado, e sai no primeiro banho. Não produz o bronzeado real que só aparece após 8 horas. Pode sujar a roupa, porém sai facilmente lavando com água e sabão
• Ativo orgânico: DHA (Dihidroxiacetona) conforme especificado acima.
• Componentes nutritivos: Aloe Vera, Tília e Nozes, que hidratam e nutrem a pele.

A versão Peles claras contém todos os componentes descritos acima, porém, não apresenta o “bronzer” em sua fórmula. Isto possibilita que o cliente possa se vestir mais rapidamente sem riscos de sujar suas roupas. Neste caso o bronzeado aparece após a 4º hora da aplicação
Por outro lado, com a Loção Ultra, o bronzeado poderá ser notado na própria aplicação, e o bronzeado terá cor mais intensa.
Orientações e sugestões da aplicação do produto
• O cliente deve estar com a pele limpa e seca, sem maquiagem ou hidratante.
• O ideal é que seja feito uma esfoliação total antes da aplicação, e aguardar que o pH da pele normalize.
• Depilar com um mínimo de 48 horas de antecedência (se a pele for muito sensível).
• Aplicar vaselina nas unhas para não amarelarem e não sujar o esmalte. E nas hipercromias (manhas escuras) para não intensificá-las.
• Proteger os cabelos com touca descartável ou prendê-los durante a aplicação.
• O cliente deve tirar anéis, brincos, colares, relógios assim como quaisquer bijuterias antes da aplicação.
• O cliente deve trajar roupa de banho escura ou kits descartáveis.
• Selecione a loção que utilizará, agite antes de abrir e encaixe no aplicador.
• Antes de começar a aplicação teste o funcionamento do aparelho em uma toalha descartável.
• Após a secagem, verifique se não há acumulo do produto. Se houver utilize lenços descartáveis para remover o excesso.
• Deixe o cliente no local de aplicação de 10 a 15 minutos para a secagem do produto antes de vestir a roupa. Evitar usar roupas escuras e apertadas.
• Não banhar, molhar-se, nem usar nenhum tipo de produto (hidratante, cremes, etc.) até 4 horas após aplicação. Lembrando que o produto intensifica após a 6º hora da aplicação, e o banho é recomendado após 8 horas.
• Para uma melhor duração do bronzeamento é essencial manter a pele hidratada.
• Duração média da aplicação: 10 minutos.
• Duração média da secagem: 10 minutos
• Distância da aplicação: 15 – 20 cm.

Instruções de aplicação
O produto deve ser aplicado em movimentos circulares, suaves e constantes.
O procedimento mais adequado é dividir o corpo em quatro zonas (observando que é de suma importância respeitar a ordem proposta):

I. Região frontal (frente) / II. Região posterior (trás) / III. Lateral direita / IV. Lateral esquerda.

Etapa 1: Região Frontal
1) Ombros
2) Peito
3) Abdome
4) Perna direita
5) Perna esquerda
6) Braço direito (não aplicar nas palmas das mãos)
7) Braço esquerdo
8) Pescoço e rosto (aplicar 3x). A cliente deve segurar a respiração quando for aplicar no centro e laterais do rosto. Pescoço e laterais do rosto. Aplicar no centro do rosto, pulverizando rapidamente. Aplicar nas maçãs do rosto (parte que geralmente se bronzeia mais na exposição solar).

Observar que em cada intervalo da aplicação no rosto deve ser dado um certo tempo para o cliente respirar e segurar a respiração. Isto visa evitar que o cliente venha a aspirar o produto.
Etapa 2: Região Posterior

9) Comece pelo pescoço (o cabelo deve estar preso e coberto por touca descartável).
10) Braços.
11) Costas.
12) Glúteo e parte posterior da perna direita.
13) Glúteo e parte posterior da perna esquerda.
Etapas 3 e 4: Laterais. Os braços devem estar estendidos a 90º do tronco.
14) Aplicar em toda a lateral: braço, peito, cintura, glúteo, perna, panturrilha e parte interna da perna contrária ao braço que está levantando.
15)Alternar o lado, aplicando da mesma forma que a lateral anterior.

 Não se deve aplicar grande quantidade do produto nas áreas das orelhas, cotovelos, punhos, joelhos, pés e nas articulações. Portanto, nestas áreas, deve-se apenas pulverizar levemente
 O profissional deve estar sempre atento para a quantidade do produto aplicado. Tal procedimento visa evitar a falta do produto no final da aplicação.
 Sempre, em todas as aplicações, o profissional deve utilizar luvas descartáveis, touca, máscara e avental.
Advertências e recomendações aos clientes:

• Caso a cliente deseje fazer um clareamento de pêlos, este deve ser feito antes da aplicação. Isto visa evitar problemas posteriores com o procedimento, já que o oxidante clareia a pele e certamente irá clarear o bronzeado
• Importante ressaltar que o produto não atua como protetor solar. Assim, o cliente deve utilizar normalmente protetor solar caso queira se expor ao sol.
• O tom bronzeado da pele obtido com produto para bronzeamento a jato não é resultado de aumento na produção de melanina. Assim, o produto não tem a finalidade de proteger a pele de possíveis danos decorridos da exposição ao sol.
• Em casos excepcionais em que o cliente reclame da falta de uniformidade do bronzeamento cabe ao estabelecimento garantir-lhe corrigir a imperfeição sem cobrar uma nova aplicação. Exatamente por isso os procedimentos preliminares são de grande importância.
• Caso a roupa do cliente fique suja com a aplicação, explique que o produto sai facilmente com água e sabão
• É importante que o profissional observe que o rosto e as mãos costumam clarear mais rápido do que o restante do corpo. Isto porque estas partes são aquelas que são lavadas com mais freqüência.
• Quando o bronzeado começar a desaparecer o processo pode ser acelerado com a utilização de bucha, gomagem ou “banho de lua”.
• É de ser ressaltado que algumas partes do corpo podem ter acúmulo de produto: partes internas da coxa, braço, panturrilha, costas, pescoço, joelhos e cotovelos.
• Em caso de gravidez, solicite que sua cliente consulte o médico e traga o atestado com expressa autorização para o procedimento.
• Caso a cliente informe que está realizando algum tratamento a base de retinol, alfahidroxiácido ou qualquer outro peeling, o bronzeamento não é recomendado. Tais procedimentos diminuem a durabilidade do bronzeado, podendo também ocasionar manchas temporárias na pele.
• O cliente deve estar sem utilizar antibióticos de uso tópico no mínimo 5 dias antes do bronzeamento, já que tais produtos podem alterar o pH da pele assim como o resultado da aplicação.
• Evitar fazer esportes no dia da aplicação, pois o suor pode retirar o produto e conseqüentemente diminuir sua eficácia.
• O cliente, após a aplicação, deve evitar água clorada (piscina) ou salgada (mar), pois podem desbotar o bronzeado causando irregularidades assim como diminuir a duração do bronzeamento.
• O cliente deve banhar-se após 8 horas da aplicação.
• O biquíni que o cliente deve utilizar deve ser de cor escura. Isto porque a lycra é um tecido que mancha e amarela facilmente.
• Não é recomendado fazer o bronzeamento durante tratamento de depilação a laser.
• Por fim, importante ressaltar que para utilizar o produto a pele deve estar íntegra e sem lesões.

Dicas importantes:
• Abrir a dose somente na hora da aplicação.
• Não misture restos de produtos ou aplique produtos de marcas diferentes em diversas áreas do corpo. Outras marcas, em face de sua composição química, certamente têm procedimentos diferentes dos aqui apresentados.
• Sempre relembrar: não deve ser aplicada grande quantidade de produtos nas seguintes áreas: orelhas, cotovelos, punhos, joelhos, pés e articulações.
• O profissional deve estar sempre atento à quantidade de produto aplicado. Assim, evitará a falta do produto no final da aplicação. Cada loção de 50ml serve para 1 aplicação em todo corpo e rosto. Como já foi observado, não deve ser aproveitado qualquer sobra do produto. A uniformidade do bronzeado depende desta regra básica.
• O produto de forma alguma pode ser ingerido.
• Estas recomendações devem estar sempre na mente do profissional. E não só, elas devem ser minuciosamente repassadas aos clientes. É certo que a não obtenção do resultado almejado terá por fundamento a não observação de alguns dos cuidados acima descritos.
• Sempre manter certa distância do produto ao efetuar a aplicação.
Sugestões para um bom trabalho:
• Após cada sessão é necessário fazer uma limpeza do aplicador: coloque álcool até a metade da garrafinha; encaixe no aplicador; ligue o compressor e despreze todo o álcool para eliminar os resíduos; retire a garrafinha e faça o aplicador funcionar apenas com ar para eliminar também os resíduos de álcool. No final do dia limpe também a parte externa do aplicador e compressor com pano úmido e seque-os.
• É fundamental que a aplicadora se sinta segura na aplicação do produto e manejo do equipamento Sol Pleno. Se necessário treine as aplicações até que possa oferecer uma aplicação uniforme e correta para seus clientes.

• Importante observar que o treinamento pode ser feito sem a utilização das loções. Para tanto pode utilizar uma receita de placebo: Receita de placebo: 01 tampinha do frasco de álcool; 60 gotas de corante comestível na cor chocolate ou caramelo; 01 litro de água. Misture todos os ingredientes e coloque em um frasquinho vazio.
Esta loção de placebo serve para treinar técnicas, movimentos e distãncia antes de fazer aplicações em suas clientes. lembre-se: esta loção não possui o principio ativo, por este motivo não bronzeia. serve apenas para você treinar antes de iniciar suas aplicações nas clientes. Assim, não aplique esta mistura em suas clientes.

Por isto é importante ressaltar que para que o bronzeamento seja mantido, deve ser feito pelo menos uma aplicação semanal.

Siga essas instruções utilizando o aparelho próprio para bronzeamento a jato e obtenha ótimo resultado proporcionando em suas clientes um bronzeado intenso e saudável deixando a pele luminosa, hidratada e nutrida.
Importante ressaltar que as orientações acima são exclusivas para profissionais da área de estética.

Pedidos de produtos e aparelho: (21) 3248-2005

É proibido a cópia do texto acima sem prévia autorização.

Fonte de consulta: Manual de treinamento sistema de bronzeamento Sol Pleno

Nenhum comentário: